REGULAMENTO

Atividades Científicas

EIXO PRINCIPAL:

COMPETÊNCIAS DO TERAPEUTA FAMILIAR EM MÚLTIPLOS CONTEXTOS HUMANOS

 SUB-EIXOS:

Práticas do terapeuta familiar em contextos:

  • Clínico
  • Jurídico
  • Social
  • Educacional
  • Saúde
  • Empresarial

Será bem-vinda a apresentação de trabalhos de graduandos e profissionais  que atendam os requisitos do eixo principal e sub-eixos do congresso  que contemplem:

1) Artigos científicos, pesquisas, trabalhos de conclusão de curso, relatório finais de estágio acompanhados de reflexões e discussões pertinentes, com conteúdos científico e filosófico significativos para a Terapia Familiar.

2) Os trabalhos aprovados deverão seguir os critérios de orientação elaborados pela Comissão Científica, inseridos nesse Regulamento, e enviados no período de 06 de agosto de 2019 a 31 de março de 2020. Não serão considerados os trabalhos enviados após a data limite.

3) Todos os trabalhos deverão ser enviados através do site do congresso: congressoabratef2020.com.br

4)  Todos os autores receberão resposta da Comissão Científica, confirmando ou não a aprovação de seu trabalho para ser apresentado durante o congresso.

5) Os conceitos emitidos nos trabalhos são de total responsabilidade dos autores que os subscrevem. Contudo, não serão aceitos textos com conteúdo agressivo, difamatório ou de caráter preconceituoso.

 

Critérios para envio e publicação dos trabalhos

Todas as publicações e resumos deverão ser digitados em editores de texto (Word, Pages, Linux) utilizando fonte Arial, corpo 10, espaçamento duplo, alinhamento justificado.

Os autores deverão informar os recursos de multimídia necessários para a sua apresentação no congresso em nota de rodapé do resumo.

  • Resumo:
    1. Deve conter até 150 palavras, com limite de 15 palavras para o título, com espaçamento duplo e alinhamento justificado;
    2. Deverá ser digitado em corpo único, sendo sugerido para o autor seguir a seguinte sequência: Introdução, Objetivo, Método, Resultados e Conclusão;
    3. Deverá ser apresentado em português e inglês e redigido em fonte itálica;
    4. Não serão permitidos gráficos ou tabelas;
    5. Casos clínicos: enviar em anexo ao resumo o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido de acordo com a Resolução 510/2016 do Conselho Nacional de Saúde (CNS);
    6. Pôsteres: resumo de até cinco linhas, contendo a seguinte estrutura: 1) Título; 2) Autor (es); 3) Instituição; 4) Introdução; 5) Objetivos; 6) Método 7) Resultados; 8) Discussão; 9) Referências. O tamanho padrão é de 0,90cm de largura por 1,20cm de altura;
    7. Comunicação de Pesquisa: o resumo deverá contemplar os tópicos referentes à pesquisa e resultados de acordo com as normas APA;
    8. Intervisões e Supervisões: o Termo de ConsentimentoLivre e Esclarecido deverá ser anexado, considerando a Resolução 510/2016 do Conselho Nacional de Saúde (CNS);
    9. Trabalhos que não contemplem o eixo e um dos sub-eixos do congresso serão desclassificados;
    10. Deverão seguir as normas APA, 6ª Edição (2013);
    11. Uma vez inscrito, o candidato à apresentação de trabalhos aceita plenamente o estabelecido no presente Regulamento.

Atividades Científicas:

 O Congresso contemplará diversas modalidades de atividades científicas com ou sem inscrição prévia:

  1. Isentos de inscrições para envio de resumos:

PALESTRA MAGNA: conferência ministrada por um especialista convidado pela Comissão Científica, que abordará o eixo principal do congresso.

PAINEL INTERATIVO/EQUIPE REFLEXIVA: Com base no conteúdo da  apresentação artística (eixo temático do Congresso) serão formadas duas equipes reflexivas compostas por profissionais de destaque na Terapia Familiar.  A discussão se dará em dois momentos incluindo um debate com a platéia.

PLENÁRIA (atividade de encerramento): assembleia que reúne os congressistas para discutir as experiências, os aprendizados e as colaborações com relação às competências do terapeuta familiar em múltiplos contextos humanos, vivenciados durante o 14º Congresso Brasileiro de Terapia Familiar.

PROJETO CONGRESSO-COMUNIDADE: Esse projeto visa a convidar profissionais com larga experiência com grupos (grandes, pequenos e médios) para coordenarem atividades junto à comunidade de Rio Quente, Caldas Novas e adjacências. O objetivo é contemplar a população com trabalhos que possam beneficiá-los com as questões do Congresso.

  1. Com inscrições para envio de resumos:

COMUNICAÇÃO DE PESQUISA: Relato de pesquisas realizadas nos últimos 5 anos, por terapeutas de família, sobre estudos referentes à psicoterapia e às múltiplas práticas com família em diversos contextos. Serão 3 apresentadores, com 20 minutos para cada um.

INTERVISÕES: Trocas entre profissionais terapeutas familiares locais e um convidado internacional sobre relatos de atendimentos clínicos realizados por eles.

MESA REDONDA: Debate  entre especialistas em terapia familiar e interfaces sobre um tema relacionado aos eixos do Congresso, a ser definido pela Comissão Científica. Escopo: duas horas de duração e três especialistas por mesa, com 20 minutos de apresentação para cada um.

MINICURSO: evento de curta duração que busca apresentar e iniciar uma discussão sobre um tema específico (eixos do congresso). Escopo: esta atividade terá 4 horas de duração (08:30 às 10:00 e das 10:15 às 12:00). Os minicursos serão ministrados por terapeutas familiares nacionais e internacionais e/ou profissionais experientes em áreas que contemplem os sub-eixos do congresso. Incluir conteúdo programático no resumo.

RODA DE CONVERSA/DIÁLOGOS INTERATIVOS: atividade com duas horas de duração onde  terapeutas de família convidados conversarão com a plateia a respeito de temas ligados à terapia familiar.

SESSÃO INTERATIVA DE PÔSTERES: material gráfico demonstrando o trabalho na área de terapia familiar relacionado ao tema do Congresso. Por ser uma comunicação visual deve ser elaborado com mensagem objetiva, concisa e sintética, com apelo estético, utilizando recurso de cores, imagens, gráficos, sem poluição visual.

SUPERVISÕES: visão técnica de um ou dois terapeutas familiares supervisores sobre relatos de atendimentos de terapeutas em formação continuada.

TEMA LIVRE: trabalhos teóricos ou relatos de experiências profissionais agrupados por semelhança temática. Escopo: quatro apresentadores por mesa. Cada congressista inscrito e aprovado terá 15 minutos para a sua apresentação.

WORKSHOP/OFICINA: atividade de objetivo prático, com duas horas de duração de cunho vivencial e relacionada a um dos eixos do Congresso. A inscrição pode ser individual ou em equipe. O resumo dessa atividade deverá conter: título e tema; metodologia; número mínimo e máximo de participantes desejados.

 Critérios para avaliação e seleção dos trabalhos

  • Os critérios para avaliação e seleção dos trabalhos estarão disponíveis no site do Congresso: congressoabratef2020.com.br
  • Os temas deverão necessariamente estar relacionados aos eixos do congresso.

3) A avaliação às cegas basear‑se‑á nos critérios: tema do congresso, pertinência quanto ao método, teoria e/ou prática da Terapia Familiar, clareza de idéias e adequação às orientações desse Regulamento.

  • A avaliação e a seleção dos trabalhos serão realizadas pela Comissão Científica do Congresso.
  • Todos os apresentadores e terapeutas de família deverão estar devidamente inscritos no 14º Congresso.
  • Para o aceite dos trabalhos pela Comissão Científica, os autores deverão enviar seus nomes completos e CPF juntamente com o resumo.
  • Nos trabalhos inscritos por mais de um autor, pelo menos um deles deverá estar inscrito no Congresso. Será emitida uma via do certificado em nome do autor/apresentador, onde constarão o título e os nomes de todos os autores do trabalho.
  • Não há limites de autores por trabalho. Não há limite de trabalhos submetidos por autor.
  • O encaminhamento dos resumos deverá ser feito no período de 06 de agosto de 2019 a 31 de março de 2020.

O resultado será divulgado após a recepção de todos os trabalhos inscritos até a data limite em 31 de maio de 2020.